Início São João del-Rei Lendas Agenda Cultural Parceiros Vídeos Contato
 
Página inicial Lendas São Joanenses!
 
  Homenagem
do Mês
 
  Quem Somos
 
  Conheça São
João del-Rei
 
  Conheça
Nossas Lendas
 
  Agenda
Cultural
 
  Parceiros
 
  Vídeos
 
Igreja Nossa Senhora do Rosário
 

Tombamento do conjunto arquitetônico e urbanístico pelo IPHAN em 04 de março de 1938.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário data do ano de 1719, quando foi benta pelo Vigário da Vara, padre Manoel Cabral Camelo, partindo a iniciativa de construção da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, instituída onze anos antes, em 1º de julho de 1708. É, assim, considerada um dos templos mais antigos da cidade. Os responsáveis por sua construção foram os negros e mulatos, a fim de praticarem seus cultos já que os mesmos, naquela época, não podiam frequentar as mesmas igrejas que os brancos frequentavam.

Entretanto, a edificação sofreu diversos acréscimos e remodelações, principalmente em 1753 (data inscrita na portada em pedra granítica), quando provavelmente ganhou suas dimensões atuais.

Outras alterações ocorreram no século XIX, como, por exemplo, a demolição da torre existente no centro da fachada, que seria substituída posteriormente, entre 1930 e 1940, pelas duas torres hoje existentes. As torres são quadrangulares e com estrutura em concreto armado projetadas por Rossino Baccarini em 1936.

O interior da Igreja de Nossa Senhora do Rosário é bastante conservado e possui ricos trabalhos de talha, como os dos altares do arco-cruzeiro e do retábulo do altar-mor.

Recentemente, no ano de 2010, a escada passou por uma substituição no piso o qual anteriormente era em pedra ardósia que foi substituída por um tipo de pedra que melhor adequou ao ambiente.