Início São João del-Rei Lendas Agenda Cultural Parceiros Vídeos Contato
 
Página inicial Lendas São Joanenses!
 
  Homenagem
do Mês
 
  Quem Somos
 
  Conheça São
João del-Rei
 
  Conheça
Nossas Lendas
 
  Agenda
Cultural
 
  Parceiros
 
  Vídeos
 
Igreja de São Francisco de Assis
 

Data de Tombamento Individual pelo IPHAN: 15 de julho de 1938.

N° do Processo de Tombamento: 171-T-38

 

 

Coube à Ordem Terceira de São Francisco de Assis, no ano de 1772, a iniciativa de construção de uma nova igreja-sede, em substituição à primitiva capela, existente desde 1749, e então em ruínas. Os primeiros preparativos para a construção tiveram inicio imediatamente após a decisão da ordem e, em agosto de 1774, foram contratados os serviços do mestre português Francisco de Lima Cerqueira e do são-joanense Aniceto de Sousa Lopes para executar a obra conforme risco que lhe foi apresentado. A autoria do projeto original é de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, conforme comprova risco existente no Museu da Inconfidência de Ouro Preto.

Contando com um magnífico interior, a Igreja de São Francisco de Assis apresenta, em seu conjunto de talhas da capela-mor, dos seis altares da nave e dos púlpitos, nítida influência da escola de Antônio Francisco Lisboa. As intervenções do Aleijadinho incluem a portada, os riscos dos retábulos e os sacrários, bem como a composição da Santíssima Trindade e uma imagem de São João Evangelista, localizada na sacristia.

Suas torres circulares com cerca de 35 metros e sua nave em forma elíptica encantam visitantes e fiéis. O arco abatido em alvenaria sob o coro é um desafio à engenharia. O altar mor é iluminado por um lustre de cristal bacarat. Seu frontispício e sua portada são de beleza ímpar.